http://www.click105.com.br/2011/aplicativo/Click105FM.apk

Conheça a Lua Azul, fenômeno que acontece nessa sexta-feira

Publicado em 31 de julho de 2015      

Na língua inglesa há uma expressão usada para falar sobre algo que acontece poucas vezes, coisas raras de se ver. Ao se dizer “once in a blue moon” (algo como “uma vez a cada Lua Azul”), automaticamente se remete a algo muito difícil de acontecer, equivalente à nossa expressão “uma vez na vida, outra na morte”.

Hoje acontece um fenômeno chamado de Lua Azul, em referência à expressão utilizada no inglês.

O que acontece é que o mês possui duas Luas cheias, algo relativamente raro.

Normalmente o ano possui 12 Luas cheias – uma por mês – mas a cada dois ou três anos ela se repete, somando 13 no ano. Como já aconteceu uma vez em julho (no dia 2), a Lua dessa sexta-feira é considerada um acontecimento especial.

O evento pode ser explicado com matemática. O ciclo lunar dura 29.53 dias, e o ano tem 365.24 dias. Isso significa que a Lua Cheia acontece 12.37 vezes por ano. Como o ano tem apenas 12 meses, essa fração de 0.37 se acumula, resultando em uma Lua cheia extra a cada dois ou três anos.

Apesar do nome, a Lua Azul não fica com coloração azul durante o fenômeno. A segunda lua cheia de julho vai aparecer no céu nessa sexta-feira e terá coloração levemente avermelhada. Isso acontecerá por causa de gases atmosféricos, de acordo com a Nasa.
— Geralmente quando a Lua está baixa, ela fica avermelhada pelo mesmo motivo que o pôr-do-sol. A atmosfera está cheia de gases liberados por vulcões, que desviam a cor azul – deixando o vermelho para trás.

A última vez que isso aconteceu foi em 2012.

A Lua Azul poderá ser vista de todo o Brasil a partir do pôr-do-Sol dessa sexta-feira.

Então, vale a pena conferir. Hoje, noite de lua cheia azul.

Fonte: Noticias.r7.com

Deixe seu comentário