Click105

Click105 FM

Current track

Title

Artist

Background

Artistas brasileiros voltam aos palcos para grandes públicos…

Written by on 28 de setembro de 2021

Artistas brasileiros voltam aos palcos para grandes públicos… na Europa

De Caetano Veloso a Marília Mendonça, artistas nacionais driblam a impossibilidade de eventos ao vivo por aqui investindo em turnês na vacinada Europa.

 

 

No Brasil, os shows ao vivo estão acontecendo com inúmeras restrições: público sentado, distanciamento social, uso de máscaras obrigatório e lotação reduzida. Mas na Europa, enquanto isso, a realidade é outra. Com as fronteiras abertas para os brasileiros, não por acaso uma dezena de grandes artistas nacionais viajaram para continente europeu e já estão em turnê (ou com datas marcadas para os próximos dias). Com 70% das populações daqueles países já vacinadas com as duas doses, as casas de espetáculos reabriram sem restrições e boa parte delas está sendo ocupada por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Carolina e Roberta Sá. Até nomes da música pop ou sertaneja também estão aproveitando a reabertura, como Luisa Sonza e Marília Mendonça.

O primeiro artista a aproveitar a reabertura europeia foi Caetano Veloso. Sua primeira apresentação desde o início da pandemia ocorreu no final de agosto, na Filarmônica do Elba, em Hamburgo, na Alemanha. O giro europeu terminou em 11 de setembro em Lisboa, Portugal, após dez apresentações que passaram também pela França e Bélgica. O artista aproveitou a turnê para lançar uma nova música, Anjos Troncho, que estará em seu novo álbum Meu Coco, previsto para ser lançado em outubro.

Gilberto Gil é o próximo da fila. Ele já está em Paris com a família e voltará aos palcos no dia 30 de setembro, em Dijon. “A gente está em Paris e está feliz”, escreveu Flora Gil em uma foto ao lado da neta, Flor, e da enteada, Maria, postada nas redes sociais nesta segunda-feira, 20. Nos próximos dias, Gil fará 18 shows em oito países, entre eles Alemanha, Espanha, Áustria, Hungria e, claro, Portugal. No palco, o artista será acompanhado por dois filhos e um neto, que tocarão com ele em sua banda. A cantora Adriana Calcanhotto fará os shows de abertura em formato voz e violão.

Em Portugal, o mês de outubro terá alta aglomeração de artistas brasileiros. A cantora Roberta Sá e o pianista Daniel Jobim (neto de Tom Jobim) farão cinco shows no país do espetáculo Chega de Saudade só com clássicos da bossa nova. Também se apresentam por lá a banda pop Jota Quest e os cantores Seu Jorge e Alexandre Pires.

Até mesmo o sertanejo migrou para a Europa. A rainha da sofrência Marília Mendonça tem datas marcadas em novembro na Inglaterra, Suíça, Portugal e Bélgica. O heavy metal do Sepultura também foi confirmado com apresentações em novembro e dezembro na França e na Alemanha.

Ao mesmo tempo, no Brasil, apenas os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul já vacinaram mais de 50% da população com as duas doses. Embora os números sejam promissores, o país ainda está distante de uma cobertura vacinal que viabilize a liberação de eventos com o público em pé e sem máscaras. A ansiedade é grande em um setor atingido severamente pela pandemia. A Abrape (Associação Brasileira de Promotores de Eventos) divulgou nesta segunda-feira, 20, um manifesto exigindo a retomada imediata dos shows no país, sem nenhuma restrição, desde que o público apresente o comprovante do esquema vacinal completo e teste negativo pra Covid. Resta torcer para isso seja possível logo.

Fonte: Veja


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


13 − 1 =


Site desenvolvido por Rumo Publicidade