Click105

Click105 FM

Current track

Title

Artist

Background

Wellington destaca avanços na UFR e defende criação de novas universidades em MT

Written by on 30 de setembro de 2021

Wellington destaca avanços na UFR e defende criação de novas universidades em MT

O senador, que é relator da Educação no Orçamento da União, disse que universidades têm papel importante para integrar e garantir desenvolvimento de todas as regiões do Estado

Imagem: wellington inauguracao ufr minsitro Wellington destaca avanços na UFR e defende criação de novas universidades em MT
O ministro Milton Ribeiro veio a MT a convite do senador Wellington e inaugurou obras na UFR – Foto: Varlei Cordóva/Agora MT

O senador Wellington Fagundes (PL/MT) destacou hoje (30) a importância das obras e investimentos feitos na Universidade Federal de Rondonópolis e defendeu que o modelo seja levado também à outras regiões do Estado. O senador, que é também relator do Orçamento da União na área da Educação, disse que as universidades são ferramentas fundamentais para promover o desenvolvimento e a inclusão das pessoas.

“A nossa luta pela implantação da Universidade Federal de Rondonópolis levou quase 15 anos. Estamos trabalhando agora para criar a Universidade do Nortão de Mato grosso e, no futuro, a do Araguaia”, revelou.

O senador lembra que Mato Grosso tem uma área superior 900 mil quilômetros quadrados e, apesar de ser o estado que mais cresce e produz no país, é ainda marcado por muitas desigualdades.

“É um Estado muito grande e as universidades podem ajudar a acelerar a integração, promovendo o desenvolvimento regional, a qualidade na formação da mão de obra e a abertura de oportunidades aos nossos jovens. Queremos um desenvolvimento em que todos se sintam partícipes. Todas as regiões precisam crescer”, explica Wellington.

O senador destacou que é preciso também dar mais qualidade aos investimentos no ensino técnico profissionalizante e no ensino fundamental.

Imagem: usina ufr Wellington destaca avanços na UFR e defende criação de novas universidades em MT
Usina vai garantir autossuficiência energética da Universidade Federal de Rondonópolis – Foto: Varlei Córdova/Agora MT

UFR
Além de uma atuação destacada no processo criação e implantação da Universidade Federal de Rondonópolis, Wellington Fagundes também foi o autor dos projetos autorizando a contratação de servidores para as novas universidades federais.

“Fizemos uma alteração na legislação e tivemos o apoio do Governo Federal nesta ação para garantir a autonomia administrativa da UFR e outras unidades recém criadas pelo Ministério da Educação”, informou.

O senador também alocou a maior parte dos recursos das obras que foram inauguradas ou lançada hoje pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A maior delas é uma usina fotovoltaica, que vai garantir a autossuficiência do campus com energia limpa (sem danos ao meio ambiente). “Além da economia, a usina vai permitir a realização de várias pesquisas dentro da universidade”, destaca.

Fonte: Agora MT


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


8 + 18 =


Site desenvolvido por Rumo Publicidade