Click105

Click105 FM

Current track

Title

Artist

Background

Em sessão solene, Marildes destaca necessidade de programa de moradia para idosos

Written by on 4 de outubro de 2021

Em sessão solene, Marildes destaca necessidade de programa de moradia para idosos

 

A Câmara de Vereadores de Rondonópolis realizou na sexta-feira (1), sessão solene em homenagem ao dia e ao mês do idoso. A sessão atendeu a um requerimento da vereadora Marildes Ferreira (PSB).

A parlamentar lembrou da situação dos idosos na cidade, principalmente na questão de moradia.

A vereadora argumentou que essa é uma necessidade real na cidade e que precisa ser resolvida. Marildes, em seu discurso, lembrou da história de uma idosa que conheceu quando foi coordenadora do Procon de Rondonópolis, que morava sozinha de aluguel aos 82 anos e acabou se endividando em um empréstimo consignado para atender uma situação familiar.

“Ela perdeu o filho que acabou se suicidando e teve que buscar esse empréstimo no banco para pagar o funeral dele”, disse a vereadora que se sensibilizou com a situação desta idosa.

“Temos também que começar essa luta por moradia, pois muitos não têm onde morar, nossos idosos precisam de qualidade de vida, cada um quer o seu cantinho”, completou.

A vereadora também lembrou que esses empréstimos abusivos também têm gerado problemas. Os idosos, em muitas vezes, fazem isso para atender os filhos e principalmente os netos, ninguém fala não para um neto”, disse.

A parlamentar destacou ainda que o trabalho em defesa do idoso deve ser constante. “O mês de outubro é dedicado as ações mais efetivas para chamar a atenção, pois na verdade cuidar dos nosso idosos é 365 dias por ano”, destacou Marildes.

A presidente do Conselho Municipal da pessoa idosa, Sandra Helena dos Santos, que participou da sessão solene, destacou que há muito ainda em se fazer para o idoso em Rondonópolis. “São muitos os desafios como o combate ao analfabetismo com aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, temos que promover a saúde, garantir acessibilidade e mobilidade urbana, acesso à gratuidade de passagens nos ônibus e principalmente melhorar a qualidade de vida aos nossos idosos”, disse.

Noelia Gomes Santos e Silva do departamento de ações programáticas da secretaria de Saúde, lembrou da necessidade de punir a violência contra a pessoa idosa. Ela ressaltou que 47% dos agressores é da família, e da necessidade também de combater a violência patrimonial. Ela defendeu ainda uma rede de proteção aos idosos realmente eficiente.
A vereadora Kalynka Meirelles (Republicanos) em seu discurso defendeu a criação de uma central de apoio ao Idoso com equipes multidisciplinares. Kalynka destacou ainda que sempre acompanha a situação do Lar dos Idosos em Rondonópolis. “Aprendi muito lá, e espero que a Pandemia acabe para eu retornar ao convívio com os nossos idosos”, disse.
O secretário de Saúde, Vinícius Amoroso, que também esteve presente, reforçou os serviços prestados pela pasta em atendimento ao idoso. Ele também lembrou da importância da Câmara em lembrar da data e fazer esse tipo de discussão.
Na oportunidade também foram entregues moções de aplausos ao casal Izabel da Silva Lira e Emerson Guimarães de Lira, pela dedicação do trabalho em defesa da pessoa idosa.

Outra homenageada foi Maria de Fátima de Araújo, que dedicou anos da sua vida ao Conselho e sempre contribuiu para as conquistas e avanços da causa.

A sessão também prestou homenagem à Noelia Gomes Santos e Silva do departamento de ações programáticas da secretaria de Saúde, onde participa do programa de atenção à saúde da pessoa idosa.

Além de Sandra Helena dos Santos , atual presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Fonte: Primeira Hora


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


quatro × um =


Site desenvolvido por Rumo Publicidade