Criado para aliar tecnologia às ações da segurança pública, o Programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado, prevê
para 2024 a entrega de 22 mil câmeras de videomonitoramento para os 141 municípios.
Lançado pelo governo do Estado em março de 2023, o Programa Vigia Mais MT, já tem 115 municípios habilitados e 7.500 câmeras entregues.
Rondonópolis, infelizmente, ainda faz parte das cidades que não contam com o programa. Isso porque, apesar de ter feito a adesão, e recebido do Estado mais de 600 câmeras, nada foi instalado pela Prefeitura. Desde julho do ano passado os equipamentos estão na cidade inutilizados.
Os equipamentos de videomonitoramento integram câmeras fixas, câmeras que se movimentam e ainda 40 OCRs, que são as câmeras que identificam restrições em tempo real pelas placas de veículos.
Além de serem utilizadas pelas forças de segurança, o sistema de videomonitoramento poderia ser acessado pelo município.
À época em que recebeu o material, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) e o Departamento de Tecnologia de Informação do Município informou que iniciaria a instalação de uma dezena de câmeras para dar início aos testes de implantação do sistema de monitoramento. No entanto hoje, quase 7 meses depois, o material segue guardado.
Vale lembrar que o Vigia Mais MT está previsto na lei n° 11.766/2022, proposta pelo governador Mauro Mendes, e tem o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento e modernizar as ações das forças de segurança pública, podendo ter câmeras instaladas em locais voltados para áreas de interesse público (ruas, avenidas, praças, e espaços que garantem a segurança coletiva).