{"id":7989,"date":"2022-07-15T07:08:15","date_gmt":"2022-07-15T11:08:15","guid":{"rendered":"https:\/\/click105.com.br\/?p=7989"},"modified":"2022-07-15T07:08:15","modified_gmt":"2022-07-15T11:08:15","slug":"sinfra-implementa-ciclofaixas-ciclorrotas-e-corredores-exclusivos-para-coletivos-em-ruas-de-rondonopolis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/click105.com.br\/sinfra-implementa-ciclofaixas-ciclorrotas-e-corredores-exclusivos-para-coletivos-em-ruas-de-rondonopolis\/","title":{"rendered":"Sinfra implementa ciclofaixas, ciclorrotas e corredores exclusivos para coletivos em ruas de Rondon\u00f3polis"},"content":{"rendered":"
A Sinfra elaborou um projeto a ser implementado nesse segundo semestre para readequa\u00e7\u00e3o vi\u00e1ria com inser\u00e7\u00e3o de ciclofaixas, ciclorrotas e corredores exclusivos de transporte coletivo<\/p>\n<\/div>\n
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Deslizar pelas ruas da cidade com comodidade e seguran\u00e7a, podendo prever dura\u00e7\u00e3o do percurso e calcular tempo de chegada ao destino \u00e9 um ideal que pode ser alcan\u00e7ado com estrutura f\u00edsica apropriada que permita fluidez no tr\u00e2nsito, ado\u00e7\u00e3o de novos h\u00e1bitos e, principalmente, mudan\u00e7a de mentalidade. A partir desses princ\u00edpios e para oferecer \u00e0 popula\u00e7\u00e3o rondonopolitana essas condi\u00e7\u00f5es, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) elaborou um projeto a ser implementado nesse segundo semestre para readequa\u00e7\u00e3o vi\u00e1ria com inser\u00e7\u00e3o de ciclofaixas, ciclorrotas e corredores exclusivos de transporte coletivo em algumas vias.<\/p>\n
\u201cA licita\u00e7\u00e3o j\u00e1 foi realizada, com or\u00e7amento de R$1.600.000 aproximadamente, tendo como empresa vencedora a Tecnovias, de Cuiab\u00e1\u201d, anuncia o engenheiro de transportes da Sinfra, Jos\u00e9 Leonardo Alves Leite, que elaborou o projeto. Ele defende que um sistema de transporte p\u00fablico eficaz e vias que permitam uma mobilidade urbana que contribua para a qualidade de vida do cidad\u00e3o n\u00e3o \u00e9 utopia, e, com adapta\u00e7\u00f5es nas ruas e respeito das pessoas \u00e0s leis e entre elas ao se locomoverem, esse cen\u00e1rio pode ser concretizado. E lembra, ainda, que na paisagem da cidade se deslocam condutores, mas tamb\u00e9m pedestres e ciclistas.<\/p>\n
Ap\u00f3s a entrada em circula\u00e7\u00e3o da nova frota de \u00f4nibus disponibilizada \u00e0 sociedade pela Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC), que come\u00e7ou a rodar no dia 1 de julho, agora v\u00e3o ser instalados corredores exclusivos demarcados com sinaliza\u00e7\u00e3o nas faixas \u00e0 direita, onde os coletivos rodam, facilitando o ganho de tempo e favorecendo sua trafegabilidade. Ser\u00e3o contemplados com o projeto partes das Ruas Fernando Corr\u00eaa, Dom Pedro II, Rio Branco, Ot\u00e1vio Pitaluga, Jo\u00e3o Pessoa, Jo\u00e3o Goulart, al\u00e9m das Avenidas Bandeirantes, Dom Wunibaldo, Tiradentes, Marechal Rondon e Lions Internacional.<\/p>\n
\u201cO corredor ser\u00e1 exclusivo, neste primeiro momento, somente nos hor\u00e1rios de pico, que s\u00e3o das 6h \u00e0s 8h e das 16h45 \u00e0s 18h. Ent\u00e3o, do lado direito da pista, que \u00e9 onde os pontos de \u00f4nibus est\u00e3o instalados, n\u00e3o ser\u00e1 permitido estacionamento de ve\u00edculos particulares\u201d, relata o engenheiro. Segundo ele, essa medida \u00e9 importante porque garante ao cidad\u00e3o, especialmente \u00e0 camada mais vulner\u00e1vel da popula\u00e7\u00e3o, que \u00e9 a que usa transporte coletivo, o acesso f\u00e1cil aos diversos lugares do munic\u00edpio.<\/p>\n
Jos\u00e9 Leonardo aproveita para ressaltar que o transporte coletivo tem primazia sobre o individual e cita o artigo 6\u00ba, II, da lei 12.587\/12, que estabelece as diretrizes da Pol\u00edtica Nacional de Mobilidade Urbana, que d\u00e1 prioridade aos modos de transporte n\u00e3o motorizados em rela\u00e7\u00e3o aos motorizados e aos servi\u00e7os de transporte p\u00fablico coletivo sobre o transporte individual motorizado. O projetista ainda aponta a Carta Magna, no seu artigo XV: \u201cO transporte coletivo corrobora o direito de ir e vir institu\u00eddo pela Constitui\u00e7\u00e3o de 1988\u201d. Ele continua: \u201cCiclistas e pedestres, tamb\u00e9m denominados modos ativos, pois se locomovem por si mesmos, t\u00eam prefer\u00eancia sobre ve\u00edculos, que s\u00e3o modos motorizados, ou seja, se movem por meio da m\u00e1quina, j\u00e1 que os primeiros s\u00e3o mais fr\u00e1geis nessa situa\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n