{"id":9435,"date":"2024-02-26T00:52:14","date_gmt":"2024-02-26T04:52:14","guid":{"rendered":"https:\/\/click105.com.br\/?p=9435"},"modified":"2024-02-26T00:52:39","modified_gmt":"2024-02-26T04:52:39","slug":"em-meio-a-polemica-rumo-conclui-3-quilometros-de-trilhos-em-rondonopolis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/click105.com.br\/em-meio-a-polemica-rumo-conclui-3-quilometros-de-trilhos-em-rondonopolis\/","title":{"rendered":"Em meio \u00e0 pol\u00eamica: Rumo conclui 3 quil\u00f4metros de trilhos em Rondon\u00f3polis"},"content":{"rendered":"
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Com a liminar concedida pela Justi\u00e7a, a empresa pode dar continuidade na obra e concluir estes primeiros quil\u00f4metros da linha tronco (Foto \u2013 Divulga\u00e7\u00e3o)<\/figcaption><\/figure>\n

Em meio \u00e0 pol\u00eamica causada pela altera\u00e7\u00e3o do tra\u00e7ado em solo rondonopolitano para a expans\u00e3o da ferrovia estadual Senador Vuolo at\u00e9 o norte do Estado, a Rumo anunciou que concluiu, nesta semana, a constru\u00e7\u00e3o de 3 quil\u00f4metros de trilhos.<\/p>\n

Segundo a empresa, a constru\u00e7\u00e3o vai viabilizar o in\u00edcio do recebimento de materiais, via modal ferrovi\u00e1rio, para a execu\u00e7\u00e3o da nova ferrovia, que conectar\u00e1 o sudeste de Mato Grosso \u00e0 Cuiab\u00e1 e ao M\u00e9dio-Norte.
\nO avan\u00e7o da obra iniciada ano passado, que prev\u00ea a constru\u00e7\u00e3o de uma linha f\u00e9rrea superior a 700 km, s\u00f3 foi poss\u00edvel ap\u00f3s a empresa conseguir autoriza\u00e7\u00e3o da Justi\u00e7a para seguir executando um tra\u00e7ado diferente do que havia solicitado inicialmente e que foi alvo de questionamentos da comunidade rondonopolitana.<\/p>\n

A altera\u00e7\u00e3o na rota de expans\u00e3o dos trilhos se tornou de conhecimento p\u00fablico, pela primeira vez, no in\u00edcio de junho passado, atrav\u00e9s de uma reportagem publicada pelo A TRIBUNA, na qual o professor doutor da Universidade Federal de Rondon\u00f3polis (UFR), Aguinaldo Rocha, alertou que com este novo tra\u00e7ado os trilhos iriam passar praticamente dentro do per\u00edmetro urbano do munic\u00edpio, em bairros da regi\u00e3o Salmen, como o Maria Am\u00e9lia.<\/p>\n

Ap\u00f3s movimenta\u00e7\u00e3o e press\u00e3o de segmentos da sociedade civil organizada para tentar impedir a aproxima\u00e7\u00e3o dos trilhos da cidade, houve primeiro um embargo da licen\u00e7a de uso e ocupa\u00e7\u00e3o por parte da prefeitura, em novembro do passado.<\/p>\n

Dias ap\u00f3s, a empresa conseguiu uma liminar derrubando a decis\u00e3o administrativa do prefeito Z\u00e9 Carlos do P\u00e1tio (PSB) que havia embargado a obra.
\nDepois, no in\u00edcio deste ano, a empresa teve que superar o obst\u00e1culo criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que aprovou em dezembro passado um decreto, de autoria dos deputados Thiago Silva (MDB), Cl\u00e1udio Ferreira (PL), Nininho (PSD) e Sebasti\u00e3o Rezende (UB), para sustar os efeitos da Licen\u00e7a de Instala\u00e7\u00e3o 7612\/2023 emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que autorizava a mudan\u00e7a do tra\u00e7ado do projeto original da Ferrovia Estadual em Rondon\u00f3polis.<\/p>\n

Ap\u00f3s a promulga\u00e7\u00e3o do decreto sustando a licen\u00e7a da Sema, o governador Mauro Mendes (UB) conseguiu no Tribunal de Justi\u00e7a de Mato Grosso suspender o decreto da ALMT, no \u00faltimo dia 16 de janeiro.<\/p>\n

Com a liminar concedida pela Justi\u00e7a, a empresa pode dar continuidade na obra e concluir estes primeiros quil\u00f4metros da linha tronco e de uma linha auxiliar de descarga de insumos, ap\u00f3s um ano do in\u00edcio do servi\u00e7o de terraplanagem e a constru\u00e7\u00e3o de um viaduto.<\/p>\n

\u201cEsses primeiros trilhos simbolizam um novo cap\u00edtulo na hist\u00f3ria da infraestrutura nacional. Mesmo sendo uma autoriza\u00e7\u00e3o estadual, a Ferrovia Senador Vicente Em\u00edlio Vuolo nasce com a voca\u00e7\u00e3o de impactar a economia nacional, ao construir um dos modais log\u00edsticos mais eficientes para o estado, que \u00e9 s\u00edmbolo do agroneg\u00f3cio\u201d, analisa Harley Silva, gerente executivo de implanta\u00e7\u00e3o de obras ferrovi\u00e1rias da Rumo.<\/p>\n

An\u00e1lises do Observat\u00f3rio da Ind\u00fastria da FIEMT (Federa\u00e7\u00e3o das Ind\u00fastrias de Mato Grosso) apontam \u201cchoque\u201d de desenvolvimento na fase de implanta\u00e7\u00e3o dos trilhos entre o Sudeste, Capital e M\u00e9dio-Norte do Estado.<\/p>\n

Somente na fase de constru\u00e7\u00e3o do empreendimento estima-se a gera\u00e7\u00e3o de 186 mil empregos em Mato Grosso. Desse total, 105 mil devem ser diretos, 41 mil indiretos e 40 mil induzidos.<\/p>\n

\u201cEssa transforma\u00e7\u00e3o est\u00e1 em andamento. Somando os profissionais envolvidos na constru\u00e7\u00e3o do primeiro viaduto ferrovi\u00e1rio de Rondon\u00f3polis e mais a quantidade de trabalhadores mobilizados nas etapas atuais, j\u00e1 mobilizamos neste primeiro ano mais de 1.200 profissionais\u201d, comenta Tiago Proba, gerente de cultura, atra\u00e7\u00e3o, diversidade e marca empregadora da Rumo. (Fonte: A Tribuna MT – Com informa\u00e7\u00f5es da assessoria)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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