Ciclistas farão trilha em região turística na Gleba Carimã

Publicado em 27 de maio de 2017      

Aventura, prática de esporte e contato com a natureza. É isso que grupo de ciclistas rondonopolitanos encontrará na região da Gleba Carimã, local recheado de cachoeiras, muito verde e formações rochosas, onde farão uma trilha nesse domingo, 28.

De acordo com o empresário do ramo da alimentação Daniel Barbosa de Castro, 48 anos, popularmente conhecido com Dunga, o percurso todo terá cerca de 110 quilômetros, sendo que cerca de 70 desses quilômetros serão na trilha de terra. “Essa é uma das muitas atividades e passeios que organizamos para reunir os nossos amigos ciclistas para fazer o que a gente mais gosta, que é pedalar. Mas essa trilha será especial por que será no complexo turístico da Carimã, que é um lugar com belas trilhas em meio à natureza”, disse.

O grupo sairá para a aventura logo cedo, por volta de 5 horas do domingo, e serão divididos em duas turmas. “Existem alguns amigos e amigas que preferem ou gostam de pedalar só no asfalto. Esses irão com a gente até onde começa a estrada de terra, na região das 7 Placas. O resto da turma continua com a gente até a trilha”, esclareceu.

Ainda de acordo com Dunga, todo o trajeto terá cobertura de uma equipe de televisão da Record de Cuiabá, que gravará imagens e depoimentos para o programa ‘Rotas de Mato Grosso’, que é exibido em nível estadual.

Grupos de ciclistas

Um dos esportes que mais cresceu nos últimos tempos e que recebe novos adeptos todos os dias, o ciclismo é um esporte que conta com um grande número de praticantes na cidade, em suas mais diversas modalidades.

“Tem gente que prefere pequenos grupos ou pedala com a própria família, mas a maioria, eu acho, prefere se organizar em grupos e organizar passeios ou pedaladas coletivas, onde um ajuda o outro em caso de alguma dificuldade ou imprevisto”, afirmou Dunga.

Ele estima que mais de mil ciclistas pedalam diariamente pelas ruas e rodovias da cidade, sozinhos ou em grupo.

Experiência pessoal

O experiente Dunga, que já tem alguns anos nas pedaladas, afirma que para ele tudo começou a cerca de cinco anos atrás, quando teve problemas de saúde e foi aconselhado pelos médicos a praticar alguma atividade física.

“Um dia eu levantei respirando muito mal e fui até hospitalizado. Na época eu estava pesando 92 quilos e estava, além de obeso, com problemas de pressão. A recomendação médica era que eu praticasse alguma atividade física. Aí, eu tinha uma bicicleta abandonada em casa e decidi dar umas pedaladas. Gostei tanto, que mesmo tendo parado por um tempo, que hoje eu não consigo me imaginar longe das nossas pedaladas”, afirmou.

Hoje com 78 quilos, Dunga diz ter melhorado seus hábitos alimentares e é um dos mais ardorosos defensores da pedalada como modo de vida. “Além de comer mais frutas, beber mais água, enfim, ter desenvolvido hábitos saudáveis, fiz muitos amigos e amigas, que hoje são amigos da minha família e sou cada dia mais apaixonado pela pedalada”, concluiu.

A saída para a trilha na Gleba Carimã será as 5 horas do domingo. Os locais de encontro e aglomeração serão na loja Ciclo Sport, que fica na região central da cidade, e no Posto Trevão, já na saída para a  rodovia BR 163.

Deixe seu comentário