Logo 105 fm
Imagem: A Tribuna MT

O Carnaval vai contar com horário diferenciado no comércio de Rondonópolis. Os comerciantes poderão abrir as portas no sábado (10), domingo (11) e na terça-feira (13).

Somente na segunda-feira (12), o comércio deve ficar fechado em função do feriado municipal do Dia do Comerciário, que é comemorado anualmente, na segunda-feira que antecede o dia do carnaval.

As informações sobre os horários são do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Rondonópolis e de entidades como a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Rondonópolis (Acir) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os horários e dias de funcionamento foram definidos por convenção trabalhista.

Neste ano, está definido que o comércio local poderá abrir no sábado até às 18h, com exceção de mercados, supermercados e açougues, que podem funcionar normalmente, e, também no domingo, em que a abertura é facultativa ao comerciante, respeitado o horário entre às 7h e 15h.

Somente na segunda-feira, data que é considerada feriado municipal do Dia do Comerciário, o comércio deve manter as portas fechadas. O funcionamento volta em horário normal na terça-feira.

Carnaval não é feriado

Apesar de ser um período que vai da sexta-feira até a Quarta-feira de Cinzas, considerado como um momento de comemorações e descanso na cultura brasileira, com blocos de rua e desfiles das escolas de samba, o Carnaval não é um feriado nacional, estadual ou municipal.

Isso porque, para ser considerada como feriado, qualquer data precisa estar com definição prevista por lei — no âmbito federal, estadual ou municipal. Assim, as empresas não são obrigadas a oferecer folgas aos funcionários para essa época do ano.

Agências bancárias fecham

Já as agências bancárias, conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), fecham na segunda e na terça-feira, voltando ao atendimento na quarta-feira (14), a partir do meio-dia. (Fonte: A Tribuna MT)

Acesso restrito.

Logo 105 fm

Fundada há mais de 30 anos por Antônio Ribeiro Torres, a Rádio 105fm está hoje presente em 38 municípios e se consagra como um dos principais veículos de comunicação da região Sul do Mato Grosso.

Peça sua música!